Entre os muros da escola

março 20, 2009

entre-os-muros

por Janaina Pereira

Conversinhas em sala de aula, desrespeito com o professor, alunos que gritam e trocam  insultos. Você pode achar que este cenário é de uma escola brasileira, mas é uma classe de 7ª série da periferia de Paris, na França, foco de todas as atenções no filme Entre os muros da escola (Entre les Murs). O longa-metragem de Laurent Cantet é uma das mais brilhantes produções sobre a relação professor x aluno.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2008, o filme é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau (lançado no Brasil pela Martins Editora), que retrata a  sua experiência como um professor ginasial às voltas com uma turma problemática. Interpretado também por François, o personagem central da história tem de lidar não só com a falta de interesse dos alunos em sua disciplina mas com as diferenças sociais e culturais.

Filmado como um documentário e contando com um elenco de não-atores,  Entre os muros da escola foge da imagem do professor perfeito recorrente em filmes hollywoodianos. É sincero, simples e fiel à realidade francesa – e a nossa também. Para ver e refletir.

França, 2008
Duração: 128 min
Gênero:Drama
Direção:Laurent Cantet
Roteiro: Robin Campillo, Laurent Cantet, François Bégaudeau
Elenco: François Bégaudeau, Laura Baquela, Nassim Amrabt, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille, Damien Gomes, Arthur Fogel, Dalla Doucoure.
Distribuidora: Imovision

Em cartaz desde março de 2009.

Uma resposta to “Entre os muros da escola”

Deixe um comentário