Entre os muros da escola

março 20, 2009

entre-os-muros

por Janaina Pereira

Conversinhas em sala de aula, desrespeito com o professor, alunos que gritam e trocam  insultos. Você pode achar que este cenário é de uma escola brasileira, mas é uma classe de 7ª série da periferia de Paris, na França, foco de todas as atenções no filme Entre os muros da escola (Entre les Murs). O longa-metragem de Laurent Cantet é uma das mais brilhantes produções sobre a relação professor x aluno.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2008, o filme é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau (lançado no Brasil pela Martins Editora), que retrata a  sua experiência como um professor ginasial às voltas com uma turma problemática. Interpretado também por François, o personagem central da história tem de lidar não só com a falta de interesse dos alunos em sua disciplina mas com as diferenças sociais e culturais.

Filmado como um documentário e contando com um elenco de não-atores,  Entre os muros da escola foge da imagem do professor perfeito recorrente em filmes hollywoodianos. É sincero, simples e fiel à realidade francesa – e a nossa também. Para ver e refletir.

França, 2008
Duração: 128 min
Gênero:Drama
Direção:Laurent Cantet
Roteiro: Robin Campillo, Laurent Cantet, François Bégaudeau
Elenco: François Bégaudeau, Laura Baquela, Nassim Amrabt, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille, Damien Gomes, Arthur Fogel, Dalla Doucoure.
Distribuidora: Imovision

Em cartaz desde março de 2009.

Anúncios

Uma resposta to “Entre os muros da escola”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: