Sessão Cinéfila

junho 15, 2009

por Alice Jones

De 20 de junho a 18 de julho, sempre aos sábados, às 12h, a Sessão Cinéfila, do Espaço Unibanco de Cinema, em São Paulo, exibe cinco filmes iranianos, com ingresso promocional a R$ 5.

Ouro Carmin , que recebeu o Prêmio de Júri – Mostra Um Certo Olhar – no Festival de Cannes 2003 e O Balão Branco, ambos de Jafar Panahi, um dos mais aclamados diretores irnanianos, são as algumas das atrações. Confira a programação.

20 de junho

O Balão Branco (Badkonake Sefid)

Direção : Jafar Panahi Irã, 1995, drama, 85min, cor

Elenco: Aida Mohammadkhani, Mohsen Kafili, Fereshteh Sadr Orfani, Anna Borkowska, entre outros.

Sinopse: A pequena Razieh começa a descobrir que o mundo fora de seu quintal não é tão maravilhoso. A menina sai de casa para comprar um peixinho dourado, para as comemorações do ano novo iraniano, e passa apertos para conseguir seu objetivo. E ainda encontra adultos mal intencionados.

27 de junho

O Voto É Secreto (Raye Makhti)

Direção: Babak Pavani Irã, 2001,100 min, cor –

Argumento de Mohsen Makhmalbaf

Elenco: Nassim Abdi, Cyrus AB, Youssef Habashi, Farrokh Shojall, Gholbahar Janghali.

Sinopse: Uma urna de eleições cai do céu presa em um pára-quedas. Esse surreal acontecimento vai transformar a vida de um soldado que cumpre suas funções em uma praia deserta. Para seu espanto, logo depois chega a responsável pela urna, uma funcionária da justiça eleitoral encarregada de recolher os votos daquela comunidade. Este dia realmente não será como os outros. O soldado deverá acompanhá-la em seu jipe. Ao final do dia, vai perceber que uma eleição pode ser mais interessante do que ele poderia imaginar. Prêmio Especial Melhor Diretor – Festival de Veneza 01. Prêmio NetPac – Festival de Veneza. Prêmio OCIC – Festival de Veneza 01. Prêmio Pasinetti – Festival de Veneza

4 de julho

Dez

Direção: Abbas Kiarostami Irã / França, 2002, 94 min, cor

Elenco: Abbas Kiarostami, Roya Arabshahi, Mandana Sharbaf, Amin Maher, Morteza Tabatabaei.

Sinopse: Dez seqüências na vida emocional de seis mulheres e os desafios com que elas se deparam num momento particular de suas vidas. Dez episódios que se passam em dias diferentes, mas sempre no carro de uma jovem mulher. Divorciada e recém-casada com outro homem, ela tem um filho do primeiro casamento, que, no entanto, não cansa de culpá-la por não agir dentro do código moral do Irã. Além de seu filho, ela dá carona a várias mulheres: uma prostituta, uma jovem apaixonada, uma senhora, criando um sensível retrato da feminilidade no Irã.

11 de julho

Ouro Carmim (Talaye Sorkh)

Direção: Jafar Panahi Irã, 2003, 97 min, cor, 16 anos –

Roteiro de Abbas Kiarostami

Elenco: Hossain Emadeddin, Kamyar Sheisi, Azita Rayeji, Shahram Vaziri, Ehsan Amani, Pourang Nakhael, Kaveh Najmabadi, Saber Safael.

Sinopse: Numa joalheria de um bairro rico de Teerã, Hussein e seu cúmplice Ali praticam um assalto. Na verdade, trata-se de uma vingança contra o gerente da loja, que humilhou Hussein. A tragédia é inevitável. A partir desse episódio, o filme narra como Hussein chegou àquela situação limite. Ele é um homem desajeitado, que trabalha como entregador de pizza. Todas as noites ele se depara com um mundo que lhe é proibido, ao fazer entregas em apartamentos e casas de luxo, o que só agrava seu sentimento de humilhação. O filme ganhou prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2003.

18 de julho

Tartarugas Podem Voar

Direção: Bahman Ghobadi Irã/Iraque, 2004, 95 min, cor

Elenco: Soram Ebrahim, Avaz Latif S

Sinopse: Em uma vila de curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia, pouco antes do ataque americano contra o Iraque os moradores buscam desesperadamente uma antena parabólica para poder ter notícias via satélite. Um garoto mutilado que vem de outra vila com sua irmã e filho, prevê que a guerra esta cada vez mais perto. Melhor Filme – CEC Award – Festival de San Sebastian 2004.

Sessão Cinéfila – O Cinema Iraniano

Dias 20 e 27/6, 4, 11 e 18/7, às 12h

Espaço Unibanco de Cinema – Rua Augusta, 1475 – Cerqueira César – São Paulo Telefone: 11 3288-6780

Ingressos: R$ 5,00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: