Os Suspeitos

outubro 17, 2013

Suspeitos

por Janaina Pereira

O cineasta canadense Denis Villeneuve ganhou fama mundial com o polêmico Incêndios, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011. Nesta sexta, 18, ele volta às telas com um elenco repleto de estrelas no thriller Os Suspeitos, já apontado como um forte candidato à temporada de premiações. 

A trama se passa em Boston, onde um pai de família (Hugh Jackman) tem que lidar com o desaparecimento de sua filha e de uma amiga dela. Quando suspeita que o detetive encarregado das buscas (Jake Gyllenhaal) já desistiu de procurar pelo culpado, ele resolve fazer sua própria investigação. 

Durante a maior parte do tempo, o filme transcorre devagar, com nuances de quem poderia ser, de fato, o culpado pelo desaparecimento das meninas. Ao mesmo tempo que vemos um pai desesperado, e entendemos o seu drama, percebemos que o policial quer ser justo, mas sabe que nem sempre isso é possível. Para uma produção de mais de duas horas de duração, tudo é muito lento, mas bem explicado. Nos momentos finais, porém, há uma acelerada no ritmo, e diversas viradas no roteiro, algumas consistentes, outras nem tanto.  

No elenco que conta com Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Paul Dano, Viola Davis, Maria Bello, Melissa Leo e Terrence Howard, os destaques são Jackman e Gyllenhaal, que dão veracidade a seus papéis. Impossível não ficar transtornado com toda a angústia e fúria que saem dos olhos de Hugh Jackman – que chegou a ser cotado ao Oscar 2014, mas em um ano com grandes atuações masculinas, sua presença na lista será uma surpresa. Já Jake Gyllenhaal faz um policial jovem, mas experiente, íntegro, focado, e com um ‘tique’ nos olhos que deixa claro toda sua fissura pelo trabalho. Uma construção, física e mentalmente, perfeita, que pode render ao ator uma indicação à estatueta dourada de coadjuvante. 

No geral, Os Suspeitos é um bom suspense, que prende a atenção, mas não chega a ser brilhante como dizem por aí.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: