Festival de Berlim 2012 – Day 4

fevereiro 12, 2012

 

por Janaina Pereira, de Berlim

Faltava uma estrela que realmente tivesse humor para encarar o frio alemao. E essa estrela apareceu neste domingo, dia 12, no quarto dia do Festival Internacional de Berlim: o ator inglês Clive Owen (foto) esbanjou simpatia na coletiva de Shadow Dancer, filme exibido fora de competição.

O filme é o novo trabalho do diretor James Marsh (do premiado documentário O Equilibrista), e traz ainda no elenco a jovem atriz Andrea Riseborough. A trama, baseada no livro homônimo de Tom Bradby, responsável também pela adaptação, gira em torno de uma mulher (Riseborough), ex-integrante da organização terrorista irlandesa IRA, que torna-se informante da inteligência britânica. Quando ela é presa por causa de um atentado abortado em Londres, é obrigada a revelar seu passado para conseguir voltar para sua família.

Owen, Riseborough e Marsh conversaram longamente com os jornalistas. O ator comentou o que chamou sua atenção para trabalhar neste filme. “Me atraio muito por personagens com dilemas, pois esses dilemas são responsáveis pelo drama da história. Eu não preciso necessariamente julgá-los ou gostar dos meus personagens. Eu tenho que entender o que eles fazem e o que pensam para poder fazer bem o meu trabalho.”

O ator também ressaltou sua admiração pelo diretor James Marsh. “Estava terminando um projeto quando aceitei o papel. Não tive tempo para me preparar. Mas ao ler o roteiro, brilhantemente escrito, tive certeza que o filme iria dar certo. Quem cresceu na Inglaterra e tem a minha idade, se lembra que esse conflito estava na mídia todos os dias. Aí ao voltar a Belfast, me dei conta de como tudo isso ainda é recente.”

 Shadow Dancer ainda não tem distribuição brasileira.

Outro destaque do dia foi o Meteora, coprodução Grécia-Alemanha dirigida por Spiros Stathoulopoulos. O filme desponta como preferido  – ate agora – dos criticos. A trama conta a história de amor entre um monge (Theo Alexander) e uma freira (Tamila Koulieva) que vivem em um monastério no alto de montanhas rochosas em Metéora. A historia tem poucos diálogos e o diretor usa a animacao para contar uma parte da trama, especialmente quando aborda os conflitos internos dos protagonistas.

Deixe um comentário

