Festival do Rio 2011 – Day 12

outubro 18, 2011

por Janaina Pereira, do Rio de Janeiro

A entrega do Troféu Redentor  encerrou nesta terça, 18, o Festival do Rio. Os filmes, exibidos ao longo da Premiere Brasil, foram votados pelo público e pelo júri composto por Roberto Farias(presidente), Adriana Falcão Aluizio Abranches, Pandora da Cunha Teles eVanessa Ragone. O grande vencedor foi A hora e a vez de Augusto Matraga, de Vinicius Coimbra,como o melhor filme; As Canções, de Eduardo Coutinho, como melhor documentário (osdois filmes também ganharam o prêmio do voto popular) e Qual Queijo você quer?,de Cíntia Domit Bittar, como melhor curta-metragem.

O Redentor de melhor direção foipara Karin Aïnuz pelo elogiado Abismo Prateado; João Miguel (Ahora e a vez de Augusto Matraga) foi o melhor ator, Camila Pitanga (Eu Receberia AsPiores Notícias Dos Seus Lindos Lábios) ganhou como melhor atriz; Maria Luzia Mendonça (Amanhã Nunca Mais) levou o prêmio de melhor atrizcoadjuvante eJosé Wilker (A hora e a vez de Augusto Matraga) foi o melhor atorcoadjuvante.

Odilon Rocha ganhou o Redentor demelhor roteiro por A novela das 8; Maurício Pinheiro Jr ganhou o prêmio demelhor fotografia por Sudoeste e a melhor montagem foi para Joana Berg porMarcelo Yuka no Caminho das Setas. O júri ainda concedeu prêmios especiais para Sudoeste, de Eduardo Nunes, e Chico Anysio, por sua atuação em A hora e a vezde Augusto Matraga.

Mesmo encerrada a parte competitiva, o Festival do Rio ainda não acabou  para o público. Até quinta-feira, dia 20, estão sendo exibidos diversos filmes, e alguns nem tiveram sessão anterior no festival. Um deles é o esperado documentário do diretor americano Martin Scorsese, George Harrison: Living in the Material World,  que será exibido pela primeira vez no Brasil nesta quarta-feira, no  Cine Odeon Petrobras. O filme conta a trajetória do ex-beatle, falecido  em 2001.

E de sexta-feira (21) ao dia 27 será realizada a chamada  “repescagem”, com uma seleção de 65 filmes que passearam pelas telas cariocas ao longo do Festival do Rio. Entre esses filmes estão  vários que não terão carreira comercial nos cinemas do país, portanto é uma boa oportunidade de conferir estas produções.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: