Festival do Rio 2011 – Day 4

outubro 10, 2011

 

por Janaina Pereira, do Rio de Janeiro
 
 
Com a presença do diretor Emanuele Crialese, o filme Terraferma, candidato italiano ao Oscar de melhor filme estrangeiro, será exibido nesta segunda, 10, no Odeon, às 19h, em sessão de gala. A trama, que gira em torno de uma família que, sem querer, abriga uma mulher africana que tenta imigrar para a Itália, causou comoção e revolta em sua exibição no Festival de Veneza, mês passado.
 
Parte da imprensa achou o filme tendencioso, dando um apoio explícito aos imigrantes ilegais. Outra parte apoiou Crialese, aplaudindo o diretor por sua coragem em abordar um tema delicado. No final das contas, o filme saiu com o Prêmio Especial do Júri e semanas depois foi anunciado como o indicado italiano ao Oscar.
 
O diretor, no entanto, sai pela tangente quando tenta explicar o roteiro. “O filme não fala de imigração. É a história de duas mulheres fortes que lutam por suas famílias. Na verdade, o movimento humano é o principal tema deste século. Desde 1900 há ondas gigantescas de movimentação pelo mundo. Mas, na época, a América precisava dos imigrantes. Agora é diferente. A Europa não precisa dos imigrantes. O filme aborda isso, essa coisa nova e contemporânea que não é imigração. Imigração é uma palavra que a imprensa gosta de usar”, disse Emanuele Crialese, em entrevista exclusiva ao Cinemmarte concedida no Armazém do Festival, na última sexta.
 
Outro destaque de hoje é o documentário sobre a banda Pearl Jam – Pearl Jam Twenty – que será apresentado em duas sessões no Kinoplex Leblon, às 14h e 19h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: