Festival de San Sebastian 2011 – Day 9

setembro 24, 2011

 

Por Janaina Pereira, de San Sebastian

O filme Los Pasos Dobles, de Isak Lacuesta , foi anunciado na noite deste sábado, dia 24, como o grande vencedor da Concha de Ouro em San Sebastian (foto). A premiação do júri presidido pela atriz americana Frances McDormand causou surpresa. O franco favorito de público e crítica era o espanhol No habrá paz para los malvados.

O longa vencedor, uma co-produção Espanha-Suiça, foi vaiado na sala de imprensa, assim como o vencedor de melhor fotografia, o sueco Happy End. Os prêmios de melhor diretor para Filippos Tsitos e melhor ator para Antonis Kafetzopoulos, ambos de Adikos Kosmos, também não agradou a maioria.

Unanimidade foram os prêmios de melhor roteiro para I Wish,de Hirokazu Kore-eda, melhor atriz para Maria León, de La voz dormida e Prêmio Especial do Júri para Le Skylab, de Julie Delpy. Todos foram intensamenteaplaudidos pelos jornalistas, tanto no anúncio da premiação como na coletiva de imprensa.

O prêmio de audiência do público, dado aos filmes queparticipam da mostra Perlas, ficou com The Artist, de Michel Hazanavicius. O longa francês concorreu com nomes fortes, como Wim Wenders e seu ótimo documentário Pina, e Steve McQueen e o badalado Shame, entre outros.

O Brasil ganhou uma menção especial com Histórias que Existem para Serem Lembradas, de Julia Murat, que foi apresentado na MostraHorizontes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: