Festival de Veneza 2011 – Day 7

setembro 6, 2011

por Janaina Pereira, de Veneza

A diretora inglesa Andrea Arnold (Fish Tank) foi bastante aplaudida quando pisou na coletiva de imprensa no inicio da tarde desta terça,  em Veneza. O motivo era simples: os jornalistas tinham saido extasiados da sessao de seu filme,  Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes em português), adaptaçao do único romance de Emily Brontë, lançado em 1847.

Andrea soube ousar na medida certa, filmando uma versao contemporanea de um dos maiores classicos da literatura mundial. Com a camera focando nos rostos e corpos dos personagens, dando uma visao ampla da mistura selvagem que domina o amor de Heathcliffe – Solomon Glave mais jovem e James Howson mais velho – por Catherine (Shannon Beer quando mais jovem e Kaya Scodelario (foto), mais velha), a diretora conquistou a critica.

A grande sacada, no entanto, foi levar para a telona, pela primeira vez, um negro para interpretar o viril Heathcliffe, fortalecendo ainda mais o preconceito que envolve o personagem. No final das contas, quem nunca leu o livro de Brontë vai acabar se interessando por essa tragica e envolvente historia de amor.

O dia seguiu em Veneza com exibiçao de filmes asiaticos em competiçao. People Mountain People Sea, A simple life e Himuzu, no entanto, pecam pela irregularidade e nao aparecem entre os favoritos ao Leao.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: