Mostra de SP – 10º dia

outubro 31, 2010

por Janaina Pereira

 

Depois de causar furor em Veneza, o francês Vênus Negra (Venus Noire), do cineasta tunisiano radicado na França Abdellatif Kechiche, já pode ser apreciado pelo público da 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Chocante, porém necessário,  a produção conta, em 168 minutos, a história de uma mulher africana humilhada devido a seus genitais deformados.

Kechiche, autor de O Segredo do Grão, dirige a trama sem perder o foco nessa mulher exuberante, que no fim do século XVIII viajou da África à Europa perseguindo o sonho da fama como bailarina, mas que acabou vendida e exposta como um animal, estudada devido a seu corpo e genitália estranhos para os padrões europeus.

A triste e real história da sul-africana Saartjie Barman, símbolo da segregação racial, é protagonizada com brilhantismo pela cubana Yahima Torres (na foto com o diretor Abdellatif Kechiche), que chegou a engordar 13 quilos para fazer o papel. Aos 30 anos, ela estreia como atriz em um papel forte e difícil, aparecendo nua sem reservas. O curioso é que Yahima, que conheci pessoalmente no Festival de Veneza, é belíssima, sorridente e carismática, contrastando com a lágrima no olhar que ela carrega ao longo de Vênus Negra. A atriz sustenta o filme com sua expressão de melancolia e angústia, em uma das mais poderosas performances do cinema recente.

O longa é daqueles que incomoda, com repetidas cenas do espetáculo montado para exibir Saartjie em Londres e Paris, mas Kechiche consegue envolver o espectador. É o típico filme que faz a gente parar para pensar em que mundo vivemos e como o ser humano consegue ser abominável.

Anúncios

5 Respostas to “Mostra de SP – 10º dia”

  1. Fabinho Flapp said

    Parece tenso.
    Qual o tom? A atriz está isso tudo mesmo?

    • cinemmarte said

      É o tipo de filme que você vê uma vez e não quer ver mais. Incômodo, cruel, mostra a exposição do corpo da mulher da pior forma possível. Eu acho a atriz brilhante. Ela segura o filme todo com os olhos marejados e a mesma expressão de tensão. Pessoalmente ela é linda, sorridente e simpática e no filme ela é outra coisa. Achei uma atuação primorosa. Pena que o filme não tem previsão de estreia em circuito.

  2. Desculpem pelo comentário off-topic, mas não encontrei um e-mail para contato. Gostaria de divulgar o Projeta Brasil do Cinemark; creio que interessaria aos seus leitores. Se for os caso, eis uma notinha:

    Um dia inteiramente dedicado ao cinema nacional nas 428 salas dos 52 complexos de cinema da Rede. Este é o Projeta Brasil Cinemark que, em sua 11ª edição, exibirá as principais produções brasileiras lançadas entre novembro de 2009 e outubro de 2010. Na segunda-feira, 8 de novembro, os espectadores poderão assistir a filmes nacionais por apenas R$ 2. Entre os longas-metragens do XI Projeta Brasil estão títulos como ‘Tropa de elite 2’, ‘Nosso Lar’, ‘Chico Xavier’, ‘Sonhos Roubados’, ‘Xuxa em O Mistério de Feiurinha’ e ‘É proibido Fumar’. Ao todo, mais de 30 filmes estarão disponíveis para o espectador. O público terá a oportunidade de assistir pela primeira vez, ou ainda rever, sucessos dos últimos 12 meses do cinema brasileiro por apenas R$ 2. Desde 2000, a Rede Cinemark reserva uma segunda-feira de novembro para o cinema nacional. Neste período, mais de 1,5 milhão de espectadores já prestigiaram produções brasileiras nos dias do evento.
    A programação completa e demais informações você encontra no site do Projeta Brasil: http://www.cinemark.com.br/acao/projetabrasil.html

    Caso tenha interesse, poderemos enviar o vídeo da ação para divulgação.
    Um abraço.

    Helena Costa
    Rio de Janeiro +55 (21) 3826 2490
    São Paulo +55 (11) 2769 3806
    http://www.belemcom.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: