Mostra de SP – 9° dia

outubro 30, 2010

por Janaina Pereira

 

Um dos filmes mais esperados na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já está em exibição no evento, em sessões disputadas. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes este ano, Tio Bonmee que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (que foi exibido no Festival do Rio em apenas duas sessões) é mais um exemplar da peculiar estrutura narrativa, ritmo e trabalho de câmera que marcam o trabalho do diretor Apichatpong Weerasethakul.

Acompanhando um homem à beira da morte que se recolhe com sua família em uma fazenda de floresta tropical no nordeste da Tailândia, o filme é do tipo que pede ao espectador que embarque na experiência sensorial e estética proposta pelo cineasta. Nerm todo mundo vai gostar – eu, particularmente, achei a história muito devagar, chata e cansativa. Mas há quem goste muito, como o diretor Tim Burton (Alice, Peixe Grande) que era o presidente do juri em Cannes. O que comprova aquele velho ditado: “gosto não se discute, lamenta-se.”

Outro premiado em Cannes, Turnê (foto), é o terceiro longa-metragem dirigido pelo ator Mathieu Amalric (O Escafandro e a Borboleta), que levou no festival francês o prêmio de melhor direção. Na trama, Joachim (Amalric), ex-produtor de televisão francês, vive de agenciar espetáculos de neoburlesco. Na turnê do título, ele viaja pela França com um elenco de dançarinas dos EUA, desesperado por não ter achado ainda um lugar para elas se apresentarem em Paris, o final da tour.

Com números musicais que beiram a bizarrice, Turnê não chega a ser ruim, mas é preciso, literalmente, embarcar na história para conseguir entendê-la. Quem consegue, adora; se não conseguir, vai achar o filme chatíssimo. Confesso que não embarquei muito na trama e estou tentando entender até agora o prêmio de direção para Amalric – um excelente ator, mas que como diretor não acrescentou nada em sua cinematografia.

O filme Outubro, de Daniel e Diego Vega, co-produção Peru, Espanha e Venezuela, também levou prêmio em Cannes – o especial do júri na mostra Um certo olhar, para jovens cineastas. A trama acompanha Clemente, um penhorista pouco comunicativo e a nova esperança amorosa de Sofia, vizinha solteira, devota em Outubro ao culto do Senhor dos Milagres.

A relação deles começa quando Clemente descobre uma menina recém-nascida, fruto da sua relação com uma prostituta que desapareceu. Enquanto ele procura a mãe da pequenina, Sofia ocupa-se dela e de fazer a limpeza na casa do penhorista. Com a chegada destes dois seres na sua vida, Clemente terá ocasião de repensar às suas relações com os outros.

O grande mérito de Outubro é não fazer julgamento das pessoas e apresentar, sem pressa, o cotidiano delas. Vale ressaltar que, muitas vezes, a gente espera uma mudança brusca no roteiro de um filme, mas quando ela não aparece, também é benvinda. Portanto, atenção neste filme, aparentemente muito simples, mas que aborda que às vezes o exterior quer que a gente mude… mas essa não é a nossa vontade.

Também vencedor de Cannes este ano com o grande prêmio do júri, Homens e Deuses teve sua primeira sessão cancelada, na noite desta sexta, dia 29. A cópia ainda não chegou a São Paulo e as demais sessões programadas do filme ainda não foram confirmadas. De qualquer modo, o longa de Xavier Beauvois, que foi exibido recentemente no Festival do Rio, tem distribuição em circuito garantida para fevereiro de 2011, pela Imovision. Ele é o representante francês ao Oscar de filme estrangeiro, por tanto vale a pena uma boa olhada neste elogiado trabalho.

Anúncios

Uma resposta to “Mostra de SP – 9° dia”

  1. Fabinho Flapp said

    Esse “Turnê” é uma das coisas mais chates e cretinas feitas no ano passado. Porre!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: