Festival do Rio 2010 – 7º dia
setembro 30, 2010
por Janaina Pereira, do Rio de Janeiro
O diretor argentino Daniel Burman apresentou nesta quinta, dia 30, seu mais recente trabalho: Dois Irmãos (Dos Hermanos), um filme aparentemente pequeno, mas de grandioso valor cinematográfico.
A trama gira em torno dos irmãos Marcos e Susana e percorre a vida dessa dupla que, com pensamentos diferentes, criaram uma dependência emocional ao longo dos anos e vivem os conflitos das relações familiares.
Graças ao carisma e ao talento dos protagonistas Antonio Gasalia e Graciela Borges, Dois Irmãos desponta como um dos melhores filmes do Festival do Rio deste ano, provando que um grande filme começa com um grande roteiro. E um grande roteiro pode ser escrito a partir de uma ideia muito simples.
Outro destaque é América, primeiro longa do português João Nuno Pinto. A trama vale muito mais pelo tema palpitante – fluxos migratórios ilegais na periferia de Lisboa – do que pela forma como o tema é abordado. Mas o filme tem seu valor, afinal, mostrar que todo mundo é estrangeiro fora de seu país é de importância particular em épocas de globalização.