Vem ai Festival do Rio 2010

setembro 23, 2010

 

 Por Janaina Pereira, do Rio de Janeiro

 

A 12ª edição do Festival do Rio começa nesta quinta-feira (23) e traz em sua programação 300 filmes projetados em 20 salas espalhadas pela cidade. Para a abertura, o longa escolhido foi A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor, que será exibido em sessão especial para convidados. O público começa a acompanhar o Festival a partir desta sexta (24).

Considerado o maior evento audiovisual da América Latina, o Festival do Rio deste ano destaca o cinema argentino, que terá uma retrospectiva de alguns de seus cineastas. Os diretores Marcelo Piñeyro, diretor de O que Você Faria? (2005), filme pelo qual ganhou seis prêmios Goya, e Daniel Burman, considerado um dos expoentes do atual cinema argentino, virão ao Rio para participar do Festival.

O escritor José Saramago será o homenageado da vez, com a exibição do documentário José & Pilar, uma visão intimista da rotina do escritor no final de sua vida. Uma das visitas mais esperadas é a da jornalista espanhola Pilar del Río, viúva de Saramago, que chega ao Rio para apresentar o filme. Mas a grande atração das mostras de cinema são as estrelas que pisam no tapete vermelho e o Festival do Rio mantém a tradição. Já confirmaram  presença na cidade maravilhosa a inglesa Charlotte Rampling e os americanos Bill Pullman e Michael Madsen, ator conhecido por seus papéis em filmes de Quentin Tarantino.

O encerramento do Festival ficará nas mãos do diretor brasileiro Andrucha Waddington e seu mais recente filme, Lope, apresentado na última edição do Festival de Veneza e pré-selecionado para representar a Espanha no Oscar.

Além de projetar filmes e receber a visita de personagens ilustres do cinema, o Festival do Rio inclui em sua programação outras atividades como ciclos de filmes e debates sobre autores, além de seminários, mesas-redondas e encontros para fomentar novos acordos e impulsionar a indústria cinematográfica brasileira.

Este ano, o cineasta escolhido para ter sua obra analisada é o franco-polonês Roman Polanski. Uma série de debates vão discutir os filmes do polêmico diretor, que, no entanto, não virá ao Rio.

O Festival do Rio acontece até dia 7 de outubro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: