Festival de Veneza – 11° dia

setembro 11, 2010

por Janaina Pereira, de Veneza

 

Quando Sofia Coppola pisou no tapete vermelho do Palazzo del Cinema, às 18h45, estava claro que ela ganharia um prêmio. O que ninguém esperava era a vitória da filha de Francis Ford Coppola como melhor filme. Sim, o Leão e dela. Somewhere, que foi a primeira produção a ser apontada como favorita por aqui, levou o Leão de Ouro e causou um mal estar enorme entre a imprensa. Explico. Os jornalistas não acompanham a cerimônia no Palazzo, e sim na sala de imprensa, em enormes telas. Na hora do anúncio do prêmio foi uma vaia só. Na coletiva do presidente do juri Quentin Tarantino, logo apos a premiação, a vaia foi maior ainda.

Acusado de favorecer Sofia por serem amigos, Tarantino explicou que ele nao decidiu o prêmio sozinho. “O juri decidiu por unanimidade, eu nao escolhi Somewhere, foi o juri em comum acordo”, explicou. Nao convenceu. Bombardeado pelos jornalistas, Tarantino se recusou a explicar a nao premiacao de filmes italianos e de Post Mortem, um dos preferidos da imprensa.

“Nao é justo com o resto do juri nem com os diretores dos filmes eu falar porque eles não foram premiados. Não vou falar de quem naão ganhou, só de quem venceu.”

Sofia Coppola foi comedida em suas palavras de agradecimento e também na entrevista à imprensa. Ressaltando sempre a origem italiana, disse que não vai atuar mais e que o prêmio a incentiva a continuar trilhando o caminho de fazer filmes de um ponto de vista pessoal. Ao final da coletiva, deu um forte abraço em Tarantino, o que causou risadas e cochichos dos jornalistas.

Desde que pisei em Veneza percebi uma certa aversão dos italianos a Quentin Tarantino. Em um ano marcado pelas declarações de que o Festival de Veneza não iria se render a Hollywood, colocar o mais pop cineasta americano como presidente do juri, e ele premiar uma das jovens diretoras mais cult do cinema dos EUA, foi bem contraditório.

De qualquer forma,  premiação nunca agrada todo mundo mesmo. A única unanimidade entre público e critica foram os dois premios a Alex de la Iglesias por seu Balada Triste de Trompeta. Apontado como um dos favoritos ao Leão de Ouro, o cineasta ficou com o Leão de Prata de melhor direção e o prêmio de melhor roteiro. Na coletiva, Leão em punho, agradeceu aos amigos Tarantino e Guillermo Arriaga, um dos membros do juri, e disse que a premiaçãoo e importante para o cinema espanhol.

O prêmio de melhor ator foi para Vincento Gallo, que não veio a Veneza, por sua atuação contundente em Essential Killing. O longa de Jerzy Skolimowski ganhou também o prêmio especial do juri. A melhor atriz foi a jovem Ariane Labed, de Attenberg, um filme grego que não agradou muito por aqui. Derrubando as poderosas Natalie Portman, Catherine Deneuve e a revelação cubana Yahima Torres, a bela Ariane arrancou elogios de Tarantino na coletiva e disse que o prêmio não era apenas pelo filme, mas por toda sua dedicação ao cinema.

A atriz Mila Kunis, de Black Swan, ganhou o prêmio Marcelo Mastroianni de revelação e Monte Hellman, diretor de Road to Nowhere, o Leão Especial pelo conjunto da obra. Na Mostra Horizonte, o prêmio foi para Verano de Goliat, de Nicolas Pereda.

Antes da premiação, o dia transcorreu sem maiores agitos por aqui e duas personalidades passaram totalmente desapercebidas. O brasileiro Andrucha Waddington, que veio lançar Lope fora de competição, participou de uma coletiva com apenas 15 jornalistas. E a “rainha” Helen Mirren marcou presença em longa, porem vazia, coletiva de imprensa para falar de The Tempest, de Julie Taymér, o filme que está encerrando o Festival de Veneza neste momento. Ao final do encontro com os jornalistas, Helen distribuiu autógrafos com paciência e simpatia.

Veneza chega ao fim mas tem muito mais cinema vindo por ai. Vejo vocês em algumas semanas no Festival do Rio. Grazie e arrivederci.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: