Destinos Ligados

agosto 9, 2010


 

 

por Janaina Pereira

 
A narrativa desestruturada, em que várias histórias se cruzam em determinado momento da trama, é uma característica marcante do mexicano Guillermo Ariaga, o roteirista da ótima trilogia sobre acidentes – Amores Brutos, 21 gramas e Babel. O estilo de Ariaga é seguido à risca pelo diretor Rodrigo García (filho do escritor Gabriel García Márquez) em Destinos Cruzados (Mother & Child). O longa coloca em cena três mulheres muito diferentes unidas por um elemento em comum – a adoção.

Elizabeth (Naomi Watts) é uma advogada inteligente e bem-sucedida que usa seu corpo para conseguir o que quer. Graças ao seu charme, ela inicia um romance com o chefe (Samuel L. Jackson). Karen (Annette Bening) é uma profissional da saúde amargurada que se divide entre o trabalho e cuidar da mãe idosa. Lucy (Kerry Washington) é uma mulher casada que não consegue engravidar e resolve recorrer à adoção para ter a família que tanto deseja. As três mulheres – como o título em português entrega – acabam tendo suas vidas interligadas no decorrer da – longa – história.

Não é que Destinos Cruzados seja um filme ruim. É apenas longo demais, repetitivo, melodramático mas com um toque de verdade em algumas situações – reparem na trama de Lucy, é a que revela mais da nossa sociedade preconceituosa com as mulheres que não podem ter filhos. E, apesar do roteiro a ‘la Ariaga’ que tira o encanto da história, o elenco consegue convencer em atuações densas, com destaque especial para Jackson e a envelhecida Annette.

Como fã de Guillermo Ariaga, ficou difícil para mim gostar de Destinos Ligados, pois achei o estilo de García muito copiado do mexicano – e no final tudo faz sentido quando aparece o nome de Alejandro Gonzalez Iñarritu, o diretor da trilogia sobre acidentes e ex-parceiro de Ariaga, nos créditos. Ou seja, apesar do tema da adoação até ser abordado com delicadeza, o filme não emociona e se compromete por causa de sua narrativa. Uma pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: