1º CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol

maio 25, 2010

Pela primeira vez, uma mostra cinematográfica brasileira centra suas atenções na produção audiovisual sobre a maior paixão do país. Rio de Janeiro e São Paulo vão receber o CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol.

Segundo Antonio Leal, diretor e idealizador do festival, “o objetivo é oferecer à sociedade um evento inédito, de excelência, capaz de unir a magia do futebol à emoção do cinema. Duas artes centenárias e apaixonantes”.

No Rio de Janeiro, de 27 de maio a 1o de junho, acontecerão no Unibanco Arteplex as Mostras Competitivas de longas (com 8 filmes) e curtas (com 14 produções), além da exibição fora de concurso do documentário “João”, sobre o sempre polêmico João Saldanha. Somam-se assim 23 filmes selecionados e convocados.

Como na seleção de Dunga, as produções escolhidas são todas brasileiras vindas de Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

E no CINEfoot quem manda é a torcida: a sessão de encerramento, no dia 1o de junho, vai premiar com a Taça CINEfoot o melhor curta e o melhor longa da Competição, escolhidos pelo voto popular. Haverá também a exibição dos filmes vencedores do último 11MM – Festival Internacional de Filmes de Futebol, realizado na Alemanha, o mais importante evento do mundo da categoria, e parceiro do CINEfoot.

Já de 4 a 6 de junho, o CINEfoot se transfere para São Paulo, no Museu do Futebol do Estádio do Pacaembu, onde acontecerão as exibições “amistosas” (sem caráter competitivo) de 8 curtas e 3 longas metragens. O goleiro tricampeão Félix e o cineasta Maurício Capovilla serão os homenageados.

A mostra também vai prestar homenagens a personalidades do mundo do Futebol e do Cinema. No ano 1 da Mostra, o futebolista escolhido é o goleiro Félix, dono da camisa número 1 do Brasil na conquista do tricampeonato mundial em 1970.

O CINEfoot é uma realização da Conexão Cultural e do IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais, produtoras com destacada atuação no segmento de festivais audiovisuais no Brasil e no exterior.

CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol De 27 de maio a 1º de junho. Unibanco Arteplex – sala 1 – Praia de Botafogo 316, Botafogo – RJ.

Mesa Redonda “O cinema brasileiro está preparado para Copa de 2014?”, com Birger Schmidt. Dia 31 de maio, às 15 horas, no Baukurs Cultural – Rua Goethe no. 15, Botafogo – RJ.

De 4 a 6 de junho. Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu – Praça Charles Muller – São Paulo – SP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: