Querido John

maio 7, 2010

 
 
por Janaina Pereira
 
 
Já na primeira cena de Querido John (Dear John), estreia desta sexta, dá para perceber quem será o grande nome do filme. Musculoso, bonito, cativante e com um ar de homem sério, Channing Tatum observa a moça loira que conversa com os amigos. Mesmo com os olhos gigantes de Amanda Seyfried e seu cabelão loiro, ela não é páreo para Channing, o John do título. O rapaz é candidato fortíssimo a novo Brad Pitt, mesmo já tendo 30 anos – e um rostinho de 23 e um corpão de 18.
 
Channing é a razão de qualquer mulher, mesmo as menos românticas como eu, manter os olhos abertos ao longo de Querido John. O filme, baseado no best-seller do escritor norte-americano Nicholas Sparks, e dirigido pelo ótimo Lasse Hallström (Minha Vida de Cachorro, Sempre ao seu Lado, Chocolate, Regras da Vida), é uma história de amor açucarada, daquelas que arrancam lágrimas com facilidade dos mais sensíveis. Para aqueles que, como eu, não choram à toa, o longa pode surpreender porque, por incrível que pareça, não é tão ruim.
 
Sparks escreve seus livros sempre da mesma forma: o amor deve ser testado por uma grande tragédia e o casal vai perceber que a paixão supera tudo, porém, por terem feito escolhas erradas, pode ser tarde demais para esse amor dar certo. Querido John não foge disso.
 
John Tyree (Channing Tatum) e Savannah Curtis (Amanda Seyfried) se conhecem e se encantam à primeira vista – ou à primeira cena, como preferirem. Ele é um soldado em licença de duas semanas que pega onda em uma pequena praia onde foi criado. Ela é uma estudante altruísta incapaz de falar um palavrão e que está de férias na mesma pequena praia. O destino e as ondas do mar unem o casal, mas a separação é inevitável. Depois de 15 dias de juras de amor, o belo John voltará para a Alemanha, onde está a sua tropa, e Savannah para a faculdade.
 
Como o rapaz deve concluir o serviço militar em um ano, Savannah sugere que eles continuem se correspondendo, a princípio por e-mail. Mas o fofo John nunca sabe onde estará, então eles passam a trocar as velhas e boas cartas de amor. Ele volta para casa no tempo previsto, porém, para passar apenas 18 horas. Os EUA vivem o pós 11 de setembro e o idealista John resolve se realistar – aí ele parece um personagem de Guerra ao Terror, um típico soldado viciado em guerra, aquela coisa bem americana mesmo.
 
Savannah, indignada, não sabe se aguentará mais dois anos sem o seu grande amor. Ela literalmente se entrega ao amado John, mas não tem muita certeza se este romance vai sobreviver a tudo. É aí que a moça resolve fazer a escolha que mudará não só sua vida mas, claro, a do queridíssimo John. E as consequências desse ato é o que conduz os intermináveis 105 minutos do filme.
 
Mesmo procurando ser fiel ao texto de Nicholas Sparks, o sueco Lasse Hallström não conseguiu manter o final proposto inicialmente e que era mais próximo do desfecho do livro. Agora o que temos é uma versão que faz o espectador feliz, e não a realidade cruel de Sparks.
 
Querido John é filme de mulherzinha, que muitos homens vão ter que assistir para satisfazer a vontade da namorada. Para o público masculino, vale se contentar com os olhos de Amanda Seyfried, que parecem que vão saltar da telona a qualquer momento. O longa vai mesmo é agradar as mulheres que acreditam no amor mas, de uma forma geral, deixa aquela sensação de drama romântico da vez, sem nada a acrescentar. A não ser, é claro, pela escolha de Channing Tatum como protagonista. Ele é muito mais do que um querido John: é um maravilhoso John.
Anúncios

Uma resposta to “Querido John”

  1. Fred Burle said

    Oi, Janaina! Tudo bem?
    Fiz uma denúncia ao blogger contra um sujeito que está publicando minhas críticas como sendo dele.
    Descobri que ele está fazendo o mesmo com você. Segue um dos links: http://jonathascool.blogspot.com/2010/09/locadoras-querido-john-2010.html

    Acho que você gostaria de saber.

    Abraço;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: