Homem de Ferro 2

abril 27, 2010

por Janaina Pereira

Com o status de ‘filme mais esperado do ano’ chega aos cinemas brasileiros nesta sexta, dia 30 – uma semana antes da estreia americana – Homem de Ferro 2 (Iron Man 2), continuação do longa de Jon Favreau de 2008 que fez Robert Downey Jr ressurgir das cinzas.

Para começar gostaria de dizer que não tenho nada contra HQs, pelo contrário, curto bastante. Sou fã do Batman mas nunca simpatizei com o Homem de Ferro e mesmo o personagem ganhando o corpo e o carisma de Downey Jr, não me convenceu. O primeiro filme para mim passou batido, mas a sequência da história foi tão alardeada que resolvi dar um crédito. Ai, se arrependimento matasse… o filme é chato, muito chato, mas tão chato que perdi as contas de quantas vezes bocejei.

Homem de Ferro 2  tinha tudo para ser rock´n roll. A trilha sonora é ótima, Downey Jr é sarcástico e charmoso até dizer chega e agrada tanto aos homens quanto as mulheres. O filme traz ainda as magrelas Gwyneth Paltrow e Scarlett Johansson chacoalhando os quadris e disputando o troféu de vestido mais justo da temporada cinematográfica – as bonitonas são a melhor dupla colírio das produções nerds recentes.

Mas, assim como a obra-prima dos filmes sem cérebros, o inesquecível Avatar, Homem de Ferro 2 não tem um roteiro à altura de suas boas cenas de ação, o que faz dele um filme totalmente dispensável.

A suposta trama do longa é a seguinte: seis meses após revelar sua identidade como super herói, Tony Stark (Robert Downey Jr) lida com problemas psicológicos, pressão política para compartilhar sua armadura com o governo e um novo vilão: Ivan, o Chicote Negro (Mickey Rourke, cada vez mais uma aberração da natureza) antigo conhecido do pai de Tony, Howard Stark (Jonh Slattery) e que agora pretende destruir o Homem de Ferro ajudado por Justin Hammer (Sam Rockwell).

Stark precisa forjar alianças com seu grande amigo Cel. James Rhodes (Don Cheadle), – que vira o Máquina de Combate – ; a agente conhecida como Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o líder da S.H.I.E.L.D. Nick Fury (Samuel L. Jackson) para enfrentar novas e poderosas forças. Tudo isso sob a proteção da apaixonada Pepper (Gwyneth Paltrow).

O filme serve de trampolim para as ironias simpáticas de Downey Jr, mas tanto faz ele ser Tony Stark ou Sherlock Holmes, a risadinha sarcástica do ator está sempre lá. E mesmo gostando pacas dele, já cansei dessa repetição de si mesmo que ele sempre faz com os personagens. Os bons Don Cheadle e Samuel L. Jackson são mal aproveitados, servindo de coadjuvantes de luxo para Downey Jr.

Porém, nada é pior do que a dupla colírio Gwyneth e Scarlett, que não despenteiam o cabelo, não caem do salto e não perdem o rebolado. A Viúva Negra de Scarlett, tão aguardada pelos fãs da HQ, tem uma única sequência mais empolgante no final, quando a ruiva mostra toda sua habilidade em dar socos sem rasgar o justíssimo macacão de strech. Páreo duro para Megan Fox correndo para cima e para baixo em Transformers sem que o peitão pule para fora do decote.

Por falar em Transformers, no apoteótico e patético final de Homem de Ferro 2, o longa lembra bastante o segundo filme de Michael Bay. Ou seja, dá para perceber que é (mais) um filme totalmente dispensável para a história do cinema.

É uma pena que Tony Stark seja mais rock´n roll nos quadrinhos e na trilha sonora. No final das contas, bateu foi uma saudade enorme do Batman de Christopher Nolan, esse sim um super herói que honra os milhões de dólares de seus filmes.

Assista ao trailer de Homem de Ferro 2.

 

Anúncios

2 Respostas to “Homem de Ferro 2”

  1. Gloria said

    Pelo jeito vc e minha avó foram as únicas que não gostaram do filme…

  2. Diogo said

    Nossa, então vc não viu o mesmo filme que eu vi!! Bom, gosto e gosto, e não se descute!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: