O Mensageiro

fevereiro 16, 2010

por Janaina Pereira

Exibido no Festival do Rio 2009 com o título The Messenger, o longa O Mensageiro, do norte-americano Oren Moverman, vencedor do 35º Festival de Cinema de Deauville, traz como grande chamariz a indicação do ator Woody Harrelson ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

O filme, que estreia sexta, dia 19, retrata as consequências da guerra no Iraque do ponto de vista do sargento Will Montgomery (Ben Foster), que regressa aos Estados Unidos e é designado a informar às famílias americanas sobre a morte dos soldados que estavam em combate.

A árdua tarefa é realizada em companhia de outro oficial (Woody Harrelson, repetindo o já manjado papel de desvairado que fez em seus últimos filmes), que parece pouco se importar com a dramática missão. Em uma das visitas desconfortáveis aos parentes de soldados, Will acaba se sentindo atraído por uma jovem viúva (Samantha Morton), o que desencadeia um dilema ético.

O Mensageiro é bacaninha e mostra toda a dor dos parentes que recebem a notícia de que seus filhos e maridos não vão mais voltar. Apesar do tema tão delicado, não apela para lágrimas fáceis e dá seu recado. Mas, ao ser lançado às vésperas do Oscar, acaba ficando à sombra de Guerra ao Terror, que também aborda a Guerra do Iraque, mas vista do campo minado.

Embora a guerra seja a mesma, e a abordagem pareça diferente, ambos procuram – mais uma vez – focar no que se passa nas cabeças – e nos corações – dos soldados. E cada filme, do seu jeito, consegue ser reflexivo sobre o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: