Código de Conduta

novembro 8, 2009

por Janys Lyn*

A maioria dos filmes de ação com galãs no papel principal bate na mesma tecla :”mataram minha família e agora vou me vingar”. Apesar do filme Código de Conduta (Law Abiding Citizen) ter como princípio este clichê, consegue fugir da mesmice. Parte dessa culpa é dos atores principais (Gerard Butler e Jamie Foxx) e do competente diretor e roteirista – adireção é do F. Gary Gray (Uma Saída de Mestre / Be Cool/ O Negociador) e roteiro do Kurt Wimmer e David Ayer (Reis da Rua).

Vamos primeiro a história do filme: Clyde (Butler) testemunha sua esposa e filha serem assassinadas por dois ladrões. No julgamento, um dos culpados ganha liberdade devido à um acordo de interesses feito com o promotor Nick (Jamie Foxx).

Dez anos depois, este assassino é encontrado brutalmente morto e decidem prender Clyde, mesmo sem nenhuma prova. O estranho é que, mesmo com Clyde na prisão, e já assumido a culpa no assassinato, todo dia pessoas começam a morrer em circunstâncias duvidosas e inesperadas (todas diretamente envolvidas com a concessão de liberdade ao culpado na época).

Butler como o “justiceiro frio e sanguinário” desenvolve muito bem o que lhe foi proposto, assim como Jamie Foxx como o promotor corrupto e sem escrúpulos. E não posso deixar de falar também da atriz Viola Davis, que mal aparece no longa (assim como no filme Dúvida) mas sobressai.

Porém, o grande destaque no filme é mesmo o roteiro original, que fala sobre o dilema do sistema (in)justo da justiça americana.

Esperava um pouco mais no final, que vangloria demais os EUA e sua rapidez e competência (será ???) em resolver todos os problemas do mundo. Mas, acho que já sabia que ia ser assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: