Mostra de SP 2009: Coco Chanel & Igor Stravinsky

novembro 5, 2009

coco-chanel-igor-stravinsky

por Janaina Pereira

Um retrato detalhado do breve caso entre o compositor russo Igor Stravinsky e a pioneira da moda Coco Chanel no início dos anos 1920 é um dos destaques da Mostra de SP.

Coco Chanel & Igor Stravinsky, dirigido pelo holandês Jan Kounen, e estrelado por Anna Mouglalis e Mads Mikkelsen nos papéis-título, é baseado em romance de Chris Greenhalgh que mistura fato e ficção.

O filme abre com a infame estreia de O Rito da Primavera em Paris, 1913, quando a trilha musical de Stravinsky e a coreografia experimental de Vaslav Nijinsky foram recebidos com vaias e gritos, quase um tumulto generalizado.

Sete anos depois, Chanel, que compareceu à estreia, é apresentada ao empobrecido compositor e convida ele e sua família a se mudar para sua vila. Embora os fatos do que aconteceu durante a breve estadia da família Stravinsky embaixo do teto de Mademoiselle Chanel sejam nebulosos, no filme os personagens têm um tórrido caso de amor que alimenta a criatividade de ambos.

Impossível não comparar este filme a outro que também tem a estilista como tema. Em Coco antes de Chanel, de Anne Fountaine, em cartaz em circuito, Gabrielle Chanel – vivida pela ótima Audrey Tautou – é uma mulher forte, determinada e apaixonada por suas criações.

Em Chanel & Stravinsky, a mulher que revolucionou a moda é arrogante, dissimulada e sem pudor, capaz de se envolver com um homem casado diante dos olhos da esposa dele – e sem se sentir culpada por isso.

Anna Mouglalis, que interpreta Chanel no longa de Kounen, é alta, magra e possui uma marcante voz grossa, totalmente o oposto da mignon Audrey, que imprimiu mais delicadeza à sua Coco.

De qualquer forma, Coco Chanel & Igor Stravinsky vale pela sua impecável direção de arte e por mostrar, com rara ousadia, o lado devasso de uma das mulheres mais influentes do século XX.

Chanel, mais do que nunca, está na moda.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: