Mostra de SP 2009: Os Inquilinos

outubro 30, 2009

 Os inquilinos

por Janaina Pereira

Sérgio Bianchi é um dos cineastas brasileiros que melhor consegue mostrar as mazelas do País. Em Cronicamente Inviável (1999), ele colocou na telona a desigualdade social de forma nua e crua, sem cerimônia. Considero Bianchi extremamente corajoso por mostrar o que tanta gente tenta esconder. E, mais uma vez, o diretor dá show em Os Inquilinos, um dos destaques brasileiros da Mostra de SP.

De forma tranquila, mas precisa, Bianchi conduz a trama a partir do cotidiano de Valter (Marat Descartes), trabalhador de subemprego que mora na periferia de São Paulo com mulher e dois filhos. Seu dia-a-dia é abalado quando ele tem de conviver com os novos vizinhos.

Aos poucos, vamos sendo envolvidos pela rotina de Valter. E é aí que o filme aponta vários problemas da sociedade, visível aos olhos mas que, na vida real, são estrategicamente camuflados. Há desde a vulgarização e precoce sexualidade infantil, consentida pelos pais que só conseguem se incomodar com vida alheia e ter preconceitos com quem mora na favela, até a visão distorcida que muitas pessoas fazem do ‘Partido” (como o alto comando do tráfico é chamado no filme).

Neste ponto, o longa vai no mesmo caminho que Salve Geral, de Sérgio Rezende, porém ousando mais, colocando o dedo na ferida, mostrando que, como diz aquele funk, ‘tá dominado, tá tudo dominado’.

Como é de praxe na filmografia de Sérgio Bianchi, Os Inquilinos não deixa, por um minuto sequer, a esperança invandir a tela. Não poderia ser diferente: seu papel é mostrar o que se tenta esconder, é apontar a realidade dos fatos. E isso Bianchi e seu elenco conseguem fazer muito bem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: