Mostra de SP 2009: London River

outubro 29, 2009

london

por Janaina Pereira

Uma história clichê pode ganhar força e vida graças aos seus atores. É o que acontece com London River, de Rachid Bouchareb (Dias de Glória), que une dois temas comuns no cinema: a dor da perda de um filho e a intolerância religiosa.

O filme, em cartaz na Mostra de SP, tem um roteiro sem grandes inovações, qualidades técnicas dentro dos padrões e uma direção burocrática. O que faz dele uma produção especial é a fantástica atuação da dupla protagonista: o malinês Sotigui Kouyaté e a britânica Brenda Blethyn (Segredos e Mentiras) dão show.

Ele vive um pai muçulmano e ela uma mãe cristã. Ambos procuram pelos filhos, que desaparecem após os atentados contra a rede de transporte público de Londres, em 2005.

Nos encontros e desencontros dos protagonistas, o diretor Bouchareb consegue tratar da intolerância de forma melancólica, mas no limite de cair na mesmice. O que salva o filme é mesmo a dupla de atores, que consegue arrancar tudo que podem de seus personagens e causar enorme impacto na plateia.

 As atuações consistentes seguram o roteiro: enquanto Kouyaté – ganhador do Urso de Prata de melhor ator este ano – é contido e transmite os sentimentos do seu personagem apenas com o olhar, Brenda é pura emoção, extravazando toda dor da mãe desperada à procura da filha.

London River é, sem dúvida alguma, um filme de atores. Eles são as estrelas e brilham intensamente com suas intepretações. É o tipo de história que o elenco faz a difrença. Ainda bem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: