Os imperdíveis da Mostra de SP 2009

outubro 22, 2009

london

por Janaina Pereira

Com mais de 400 filmes em cartaz, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega a sua 33ª edição. O evento acontece de 23 de outubro a 5 de novembro, e traz muitos títulos já conferidos recentemente no Festival do Rio.

O Cinemmarrte estará assistindo alguns dos principais filmes da Mostra e você poderá acompanhar as críticas aqui, antes de fazer a sua programação.

Mas, para começar, resolvi selecionar cinco produções que os cinéfilos não podem perder. Uma tarefa árdua, mas vou encarar. Confira o que é imperdível na Mostra.

1 – Seguindo em Frente (Japão, 2008) – Se você viu  e gostou de A Partida, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano, não tem como não gostar do novo longa de Hirokazu Kore-eda. E não se preocupe: apesar do tema ser o mesmo – a morte – os filmes são bem diferentes. Exibido no Festival do Rio como Ainda a Caminhar, o longa mostra um lado pouco conhecido dos orientais: a dor pela perda de um ente querido. Disparado, o melhor filme da Mostra.

2 – London River (Reino Unido, 2009) – é o exemplo de como uma história clichê ganha força com grandes atuações. Brenda Betlhyn e Sotigui Kouyaté (foto) dão um show de interpretação.

3 – Aconteceu em Woodstock (EUA, 2009) – Ang Lee não é o Chacrinha – que também está na Mostra – mas está com tudo e não está prosa. Ao adaptar para o cinema o livro que conta como surgiu o festival de rock mais famoso do mundo, Lee prova ao mundo que é un cineasta universal. Filme de diretor – e que diretor.

4 – Playground (EUA, 2009) – a diretora Libby Spears faz um excelente trabalho de pesquisa para contar o drama de meninas americanas que são exploradas sexualmente. Forte sem ser chocante, dramático sem ser piegas, o documenário coloca o dedo na ferida e expõe as mazelas que os EUa não gostam de mostrar.

5 – A Pequenina (Itália, 2009) – histórias com crianças sempre têm um charme especial. Mas este longa é ‘a’ história com crianças. Na verdade, apenas uma criança, uma menininha adorável que comove dentro e fora da tela. Depois do sucesso no Festival do Rio, vai ser o filme fofo da Mostra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: