E o Redentor vai para…

outubro 8, 2009

 

por Janaina Pereira, do Rio de Janeiro

Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho (foto). Ele acaba de ser escolhido no Cine Odeon como melhor filme brasileiro do Festival do Rio.

O longa marca a estreia do diretor, que ficou conhecido após criar o vídeo Tapa na Pantera, que virou fenômeno na internet em 2007. Pra variar, o público foi na contramão do júri – presidido pelo diretor argentino Fernando Solanas e composto pelo produtor alemão Roman Paul, pelo diretor e produtor do canal francês ARTE,  François Sauvagnargues, pela cineasta Helena Solberg e pela atriz Julia Lemmertz – e escolheu Sonhos Roubados, de Sandra Werneck, como melhor filme. O longa também rendeu o prêmio de melhor atriz para a jovem Nanda Costa.

Os atores Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcellos dividiram o troféu de melhor ator por O Sol do Meio-Dia, de Eliane Caffé, filme que entrou de última hora na programação. Na premiação de coadjuvantes, a atriz Cássia Kiss levou o Troféu Redentor por Os Inquilinos, de Sérgio Bianchi, e Gero Camilo o de ator por Hotel Atlântico, de Suzana Amaral.

O Troféu Redentor de melhor direção foi entregue à dupla Karim Aïnouz e Marcelo Gomes por Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo, que também foi reconhecido na categoria fotografia – um prêmio dividido com O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant.

Os Inqulinos, escrito por Beatriz Braga e Sergio Bianchi, confirmou o favoritismo e levou o prêmio de melhor roteiro.

Na disputa de documentários, um empate: Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, e Reidy, a Construção da Utopia, de Ana Maria Magalhães, racharam o prêmio.

O documentário Tamboro, de Sergio Bernardes, também ganhou o prêmio especial do júri e o de melhor montagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: