Up – Altas Aventuras

setembro 3, 2009

up

por Janaina Pereira

Quando a Pixar vai errar a mão? Depois de assistir Up – Altas Aventuras, estreia de amanhã, dia 4, você vai ver que cada vez mais a parceria com a Disney fez bem ao estúdio – e garantiu mais uma animação excelente para o público. Impossível não se encantar com a história do Sr. Fredricksen, um velhinho rabugento e eternamente apaixonado pela esposa Ellie.

Já na seqüência inicial, vemos a bela história de amor entre Carl Fredricksen (Edward Asner no original; Chico Anysio na versão brasileira) e Ellie, da infância à velhice. Com um pequeno diálogo seguido por cenas extremamente sensíveis, acompanhamos a rotina do casal ao longo de vários anos.

O sonho deles é fazer uma viagem para a América do Sul e ter uma casa cheia de bebês mas, a medida que a realidade vai se tornando avessa a estes planos, eles vão se adaptando ao que a vida impõe. Ao final da sequência, o público já está completamente envolvido com o protagonista, aceita e entende suas motivações e embarca em sua aventura com incrível cumplicidade.

Aos 78 anos de idade, Fredricksen estaria destinado a um fim de vida triste, mas quis o destino que um persistente explorador da natureza de oito anos chamado Russell mudasse seu rumo. E isso é tudo que eu vou contar do roteiro, pois este é um típico caso de que, quanto menos eu falar, melhor para quem vai assistir.

Apesar de muita gente achar que a Pixar está fazendo animações adultas, é bom ressaltar que o pequeno Russel é o tipo de criança que as crianças adoram – e o Sr. Fredricksen é o vovô que aprendemos a amar. A relação dos dois é de uma ternura comovente, e os momentos melancólicos são amenizados por piadinhas simpáticas.

O que mais impressiona em Up é a elegância de sua narrativa. Em momento algum há tristeza profunda ou alegria insana – tudo é equilibrado, bem conduzido, com animações perfeitamente fiéis às emoções que o texto imprime. Destaque também para a ótima dublagem de Chico Anysio, capaz de transmitir todo o sentimento de Fredricksen com sua voz.

Este é o primeiro Disney Digital 3-D da Pixar. Co-escrito pelos diretores Pete Docter e Bob Peterson a partir de uma história criada por estes ao lado de Thomas McCarthy, Up consegue o que muito filme com atores de carne e osso não faz: apresentar uma bela história com humanidade e doçura cativando o espectador do início ao fim.

Assista ao trailer de Up.

Confira o que Léo Francisco, do Planeta Disney, achou de Up.

Anúncios

Uma resposta to “Up – Altas Aventuras”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: