DVD – Nelly

agosto 15, 2009

 Nelly_-_Capa
por Guilene Matos

Nelly marca a estreia da atriz francesa Laure Duthilleul como diretora e co-roteirista. Apesar do filme ser de 2004 só agora chegou em DVD ao Brasil. Com uma fotografia mediana e um roteiro de principiante, a história, nada envolvente, por vezes se torna confusa e repetitiva ao abordar o drama de uma jovem senhora que acaba de ficar viúva.

A trama desvenda em seus 99 minutos os segredos e os ressentimentos tanto da personagem principal, a enfermeira Nelly (Sophie Marceau), quanto de seu marido, o médico Manuel (Sébastien Derlich). O centro da história gira em torno da morte dele, que ocorre logo no começo do filme, deixando assim margem para os demais acontecimentos, todos envolvendo seu polêmico enterro.

Com a viuvez, Nelly entra em desespero. Acometida por um surto e por não saber o que fazer da sua vida, ela se vê entre os dois filhos pequenos e um envolvimento conturbado com o cunhado. Situações essas que a levam a pensar em desistir.   

Para agravar ainda mais seus problemas, não há lugar no jazido da família, que fica no cemitério da cidade. Por um lado, o prefeito, vizinhos e amigos são tradicionais e querem dar a Manuel um descanso digno do tamanho da admiração que tinham por ele. Por outro, parentes que improvisaram até mesmo o caixão, manualmente feito por José (Antoine Chappey), irmão de Manuel, acham que o melhor seria o corpo ficar ali mesmo. Após quatro dias de dúvida e desentendimentos, e com o consentimento de Nelly, eles decidem enterrá-lo na pequena floresta próxima a sua casa. Mas, os demais não concordam e mudam o local.

Paralelo a esse dilema surgem paixões escondidas, desafetos e segredos que jamais serão revelados, mostrando que nem tudo era tão perfeito como parecia. Aliás, a fidelidade e a lealdade que aparentavam ter, nada mais é que interesses para encobrir verdadeiras intenções.

Apesar do filme ser monótono, vale a pena ser visto pela brilhante atuação da atriz francesa Sophie Marceau, que em nada lembra sua princesa Isabelle de Coração Valente (1995) e muito menos a bond girl Elektra King de 007 O mundo não é o bastante (1999). Mais experiente, ela convence ao interpretar a melodramática Nelly.

À Ce Soir – França / 2004
Diretor: Laure Duthilleul
Elenco: Sophie Marceau, Antoine Chappey, Fabio Zenoni, Gérald Laroche, Pôme Auzier, Jonas Capelier, Louis Lubat.
Roteiro: Laure Duthilleul, Jean-Pol Fargeau, Pierre-Erwan Guillaume
Fotografia: Christophe Offenstein
Trilha Sonora: Franck Louise
Duração: 99 min.
Ano: 2004
País: França
Gênero: Drama
Distribuidora: Califórnia Filmes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: