A Partida

junho 5, 2009

APartida-web

por Karina Tiemi

A morte nunca é um tema agradável, muito pelo contrário, as pessoas tem medo e preconceitos quando o assunto envolver cadáveres. Embora seja algum parente próximo ou um amigo muito querido, sempre há um receio de se aproximar do caixão. É de se imaginar que o motivo seja porque o homem não consegue entender o que é a morte. E o que é misterioso, desconhecido, tende a gerar atitudes negativas. 

É exatamente esse o problema enfrentado por Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) no filme A partida, que estreia hoje. Kobayashi é um violoncelista que se vê obrigado a retornar à sua terra natal após a dissolução da sua orquestra. Precisando de emprego, ele aceita trabalhar em uma agência funerária com a função de enfeitar o corpo antes da sua partida. 

O filme, vencedor do Oscar 2009 de melhor filme estrangeiro, consegue tratar de uma maneira delicada a reflexão sobre a morte. Com toques de humor e drama, abre-se uma discussão sobre o preconceito das pessoas em relação àqueles que trabalham direto com cadáveres. Apesar das pessoas apreciarem o “aspecto sereno” dos mortos, na verdade o trabalho de Daigo é indigno para a sociedade, o que inclui até mesmo sua própria esposa grávida (Ryoko Hirosue). 

Daigo consegue enxergar além do aspecto físico de sua profissão, compreende a sua importância e percebe que encontrou o rumo certo em sua vida, por isso ele permanece fiel em sua jornada, apesar das dificuldades.

Elenco: Masahiro Motoki, Tsutomu Yamazaki, Ryoko Hirosue, Kazuko Yoshyuki, Kimiko Yo, Takashi Sasano.

Direção: Yojiro Takita

Gênero: Drama

Duração: 130 min

Distribuidora: Paris Filme

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: