A Catástrofe

maio 26, 2009

por Janaina Pereira

Na próxima quinta começa a mostra III Imagens do Oriente, no Cinesesc (SP) – a partir de sexta também em cartaz no Cine Olido e no Centro Cultural São Paulo. Um dos filmes que será exibido é o documentário A catástrofe (Al Nakba), de Rawan Damen, que vai apresentar sua produção na sessão de sexta-feira do Cinesesc (ver programação).

O filme é fruto de um trabalho de pesquisa em arquivos ingleses sobre o período de domínio da Grã-Bretanha na Palestina, entre 1922 e 1948 e traz reflexões de palestinos, ingleses e israelenses sobre o período, pouco explorado e conhecido, e resgata a história da Palestina desde 1799 até o final do domínio britânico.

Claro que um tema como esse não pode ser facilmente digerido. E parece óbvio também que a diretora iria adotar um ponto de vista unilateral. Juntando esses dois fatores fica quase impossível passar imune ao filme. Tenso, intenso e cheio de momentos dramáticos – imaginem o quanto deve ter sido complicado as pessoas reabrirem as feridas – A catástrofe é para quem quer conhecer um lado da história do povo palestino.

Mas, não esqueçam, é apenas um lado da história. Doloroso e cruel, mas que precisa ser contato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: