III Imagens do Oriente

maio 23, 2009

Na próxima quinta-feira, 28, tem início no CineSesc, em São Paulo, a terceira edição da Mostra Imagens do Oriente. O evento exibirá 23 títulos, sendo 11 longas, sete médias e curtas e cinco animações em curta-metragem.

Imagens do Oriente é fruto do encontro de jovens cineastas iranianos com estudiosos brasileiros, árabes e descendentes e, neste ano, apresenta filmes árabes, iranianos, turco e curdo, além de títulos relacionados a populações mulçumanas como os bósnios da ex-Iuguslávia ou ainda o numeroso povo Uighur, da China, convertido ao islamismo após as incursões árabes em séculos passados. 

Com curadoria da Prof. Arlene Clemesha, da jornalista Márcia Camargos e do diretor Massoud Bakhshi, a Mostra será aberta pelo filme O Sal desse Mar, de Annemarie Jacir, que participou de vários festivais internacionais, incluindo Cannes e Rio em 2008 e Tribeca em 2009. Na mesma data, Outono em Cabul, exposição fotográfica sobre o Afeganistão, de autoria da jornalista Adriana Carranca, com curadoria de Juca Varella, será inaugurada no saguão do cinema.

Além da exibição dos filmes, o CineSesc promove  encontros com quatro diretores:

Inka Stafrace: Natural de Malta, imigrou para a Austrália, onde formou-se engenheira audiovisual pelo Instituto Real de Tecnologia de Melbourne. Em 1998, trabalhando em Nova Iorque no circuito off Broadway, rodou quatro curtas. Esperança em um tiro de estilingue (2008) é seu primeiro longa-metragem.

Massoud Bakhshi: Nascido em Teerã, realizou diversos filmes documentários e de ficção, notadamente Bag Dad Bar Ber (2009), e Teerã não tem mais romãs (2007). É diretor de relações internacionais do Centro de Cinema Documentário e Experimental do Irã (DEFC), e curador do Festival Internacional de Documentários Cinema Verité, Teerã.

Montaser Marai: Nascido no Kuwait, é formado em Sociologia pela Universidade da Jordânia. Realizou diversos documentários e programas de televisão, sendo atualmente diretor de produção do Canal Al Jazeera de Documentários, em Doha, Catar.

Rawan Damen: Realizadora de documentários premiados, entre eles The Bitter Peace (2009), Al Nakba (2009) e uma série sobre mulheres pioneiras no mundo árabe (2006/2007). É formada em Mídia e Sociologia pela Universidade de Birzeit/Palestina, com mestrado em Comunicações pela Universidade de Leeds/GB.

A III Mostra Imagens do Oriente é uma realização do Instituto da Cultura Árabe, Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e do SESCSP, co-realização do Centro Cultural São Paulo, patrocínio do Jornal O Estado de S.Paulo, MareFilmes e Imprensa Oficial do Estado. 

Além do Cinesesc, a mostra será exibida também no Centro Cultural São Paulo (com ingressos gratuitos) e no Cine Olido (com ingressos a R$1.)
Confira, a seguir, a programação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: