Desejo e Perigo

maio 12, 2009

desejo

 

por Karina Tiemi

Depois de receber o Oscar de melhor diretor com o polêmico O Segredo de Brokeback Mountain, Ang Lee retorna às produções orientais com outro filme recheado de cenas que chocarão os mais puritanos.

Em Desejo e Perigo, que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta, dia 15, a história é baseada em um conto de Eileen Chang e narra o período em que a China sofre invasão pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Wong Chia Chi (Tang Wei) é uma jovem universitária abandonada pelo pai, que desperta o seu patriotismo ao conhecer Kuang Yu Min (Wang Leehom) quando este elaborava uma peça de teatro a fim de despertar a consciência social nos cidadãos fora do campo de batalha.

O patriotismo exacerbado de Yu Min o leva a recrutar secretamente um grupo de resistência com o objetivo de eliminar aqueles que apóiam os japoneses, sendo Yee (Tony Leung), o principal alvo. Encantada com o idealismo de Yu Min, Wong Chia Chi aceita o papel de Mak Tai Tai para seduzir Yee e levá-lo a baixar sua guarda.

Como bem descreveu o diretor de fotografia Rodrigo Pietro, trata-se de uma história “muito tocante, embora não a seja de um modo romântico”. As cenas entre os amantes não são envolvidas com sussurros apaixonados, pelo contrário, a agressividade da imposição do sexo forte ao frágil, seja por palavras ou atos, é predominante na relação do casal e Ang Lee não se intimida ao mostrar isso nas cenas de sexo.

Porém, muito mais interessante que a ousadia nas cenas, é o conflito discreto de Mak Tai Tai ao se apaixonar pelo traidor. Aparentemente segura de suas atitudes, é com um desabafo amargo com palavras revoltadas sobre Yee que ela pede a ajuda de seus superiores, pois cada vez mais o seu desejo por Yee passa a se sobrepor ao seu principal objetivo. Por fim, Mak Tai Tai se rende à sua natureza humana.

Ela é mulher, e mulher apaixonada, e age conforme o figurino, mas esse estereótipo não chega a estragar o filme.

Elenco: Tony Leung Chiu Wai, Joan Chen, Anupam Kher, Wang Lee-Hom, Tang Wei, Chu Chih-ying, Johnson Yuen

Direção: Ang Lee

Gênero: Drama

Duração: 157 min

Distribuidora: Europa Filmes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: