Cinzas do Passado (Redux)

maio 4, 2009

fotocapa

por Karina Tiemi

Quem decide assistir aos filmes de Wong Kar-Wai deve estar preparado para ser tratado como um bisbilhoteiro. Cores por vezes vibrantes, únicas, mas geralmente em ambientes escuros e os ângulos das câmeras realmente dão a impressão de que o telespectador está à espreita, ansioso em descobrir um adultério entre vizinhos ou ainda a intimidade entre um jovem japonês e uma chinesa ciborgue.

Uma espiadinha atrás da porta, uma esticada de pescoço por cima do ombro do outro, um olhar de canto. Pouco a pouco e por conta própria, o telespectador descobre a história que é narrada, mas é melhor não esperar que algum personagem chegue e esclareça todo o mistério. Muitas vezes caberá a sua própria imaginação deduzir o que realmente aconteceu.

Por que tanto trabalho? O que desperta tanto interesse? A resposta é sempre a mesma: um amor inesquecível. Ou seria melhor dizer impossível?

Cinzas do Passado, que está em cartaz desde a últma quinta (30), contém todos esses ingredientes porém, para atiçar ainda mais o cinéfilo de filmes orientais, acrescenta-se pitadas das fantasiosas cenas de artes marciais, sem esquecer dos atores Tony Leung e Leslie Cheung, entre outros. Além da graciosa participação de Maggie Cheung, sempre muito bela nos filmes de Kar-Wai.

Nesta produção, que é uma refilmagem do filme produzido em 1994, o amor continua sendo o propulsor de uma série de eventos dos personagens que vagueiam pelo mundo das artes marciais. Tudo começa quando Ouyang Feng (Leslie Cheung), um espadachim solitário que se dedica a assassinatos por aluguel, recebe a visita de um amigo que traz consigo um presente: um vinho capaz de apagar as lembranças.

Baseado no romance de Louis Cha, “The Eagle-Shootin Heroes”, o filme de Kar-Wai narra cinco histórias de amores platônicos, todas elas entrelaçadas pelo personagem Ouyang, que recebe muitos visitantes em busca dos seus serviços.

Ironicamente, por se tratar de um filme de ação, as cenas de lutas não passam de relâmpagos deixadas em segundo plano diante da intensidade dos sentimentos dos personagens. Não que isso seja algo depreciativo.

Elenco: Brigitte Lin, Carina Lau, Charlie Young, Jacky Cheung, Leslie Cheung, Tony Leung Chiu Wai, Tony Leung Ka Fai
Direção: Wong Kar-Wai
Gênero: Ação/Drama
Duração: 90minutos
Distribuidora: Imagens filmes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: