Atrizes

abril 30, 2009

15842ctz_aol

Por Janaina Pereira

À primeira vista, Atrizes (Actrices) – em cartaz a partir de amanhã – é apenas o filme dirigido por Valeria Bruni Tedeschi, irmã da primeira-dama da França, Carla Bruni. Mas já no argumento dá para perceber que é bem mais do que isso. A trama gira em torno de Marcelline (Tedeschi), uma atriz que, de repente, passa a ser atormentada pela sombra de sua personagem, o que a faz ensaiar com tremenda dificuldade.

Apesar do incentivo do diretor (Mathieu Amalric, de O Escafandro e a Borboleta, um dos maiores atores franceses da atualidade) que diz que fará dela uma estrela, Marcelline não consegue esquecer que já é uma quarentona, solteira e sem filhos. Ao ser apresentada para Nathalie (Noémie Lvovsky), a assistente do diretor, as duas descobrem que já se conheciam desde os tempos de teatro na escola, há mais de 20 anos, e aos poucos vão notando o quanto são parecidas.

Provocante e perturbador, o filme provoca risos ao mesmo tempo em que vivemos a angústia da protagonista. Marcelline, na verdade, quer mais do que o palco: quer dar sentido à sua vida. O mesmo acontece com Nathalie e até com a sombra que atormenta Marcelline. Cada uma busca, a seu modo, encontrar a felicidade e não mais representar um papel. Elas querem amar e ser amadas. Querem ser felizes. Querem deixar de ser um personagem, muitas vezes criado a partir da idealização masculina.

Com Atrizes, Valeria Bruni Tedeschi atinge especificamente a platéia feminina. Porque vai ser difícil encontrar uma mulher que não se identifique com as personagens. Já os homens, bem, com certeza eles não vão entender o recado – exatamente como os homens do filme, que não entendem nada do que as mulheres falam ou fazem. Ponto para a diretora e roteirista, que com simpatia e humor soube retratar as diferenças entre homens, mulheres e suas expectativas sobre a vida.


Direção: Valeria Bruni Tedeschi
Roteiro: Valeria Bruni Tedeschi, Noémie Lvovsky, Agnès de Sacy, Mathieu Amalric
Gênero: Comédia/Drama
Origem: França
Duração: 107 minutos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: