Time – O amor contra a passagem do tempo

abril 17, 2009

time

por Karina Tiemi

Kim Ki Duk é um dos meus diretores preferidos e não é à toa. Todos os filmes dele que eu tive a oportunidade de assistir tocam em questões profundamente humanas,  sempre com uma crítica à sociedade. Impossível deixar de refletir sobre o tema de seus filmes – isto se você não é daqueles que se incomodam com os finais abertos.

Em Time – O amor contra a passagem do tempo, é  notória a reflexão em torno da neurótica compulsão contemporânea em modificar sua aparência – e nunca se contentar com o resultado, diga-se de passagem – a ponto de perder a própria identidade. E uma das causas para essa compra desenfreada de um “novo rosto” se deve à facilidade  de se recorrer à cirurgia plástica, um ramo da medicina que foi transformado em puro comércio.

Vamos a história: ao trombar com uma mulher na saída de uma clínica estética, a rotina de Seh-Hee é totalmente alterada. Isso porque esse encontro germinou em sua cabeça a ideia de que a plástica seria a solução para a crise em seu relacionamento.

Após dois anos juntos, Seh-Hee acredita que se tornou desinteressante para o namorado Jim Woo, com quem sempre discute por ciúmes. Instatisfeita consigo mesma, ela pensa que o problema é o seu físico, então a solução seria se tornar uma nova mulher, literalmente.

Para tanto, ela desaparece sem dar explicação ao pobre Ji-Woo e não dá sinal de vida durante o tempo em que se recupera da cirurgia plástica. Quando finalmente reaparece, ela logo recolhe os frutos de seu plano pra lá de engenhoso.

Ji-Woo se apaixona pela nova Seh-Hee (com um nome falso), mas, sem ter a consciência de que se trata da mesma mulher, não conseque esquecer sua ex-namorada. Extremamente ciumenta, Seh-Hee não consegue conviver com a dúvida do namorado, mas também não se decide por qual das duas mulheres ela sente mais ciúmes.

Ji-Woo, após descobrir o que sua namorada fez, também recorre a plástica e promete reaparecer como um homem novo depois de seis meses. O tempo passa e ele não reaparece. O que terá acontecido com Ji-Woo?

A parte final do filme é totalmente angustiante, quando Seh-Hee percebe que qualquer homem poderia ser seu namorado e parte em uma busca desesperada para reencontrá-lo, sujeitando-se a se relacionar com diversos parceiros e sempre se frustrando.

Sem conseguir viver com a incerteza do paradeiro de Jim Woo, ela toma uma decisão radical. O resultado? Vale a pena conferir o filme!

Dica: o filme está com um preço bacana na Livraria Cultura.

Elenco: Jung-woo Ha, Ji-Yeon Park, Ji-heon Kim, Sung-min Kim, Yeong-hwa Seo, Hyeon-a Seong
 
Direção: Kim Ki Duk
Gênero: Drama
Duração: 98 min

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: