Sinédoque, Nova York

abril 16, 2009

sinedoquenovayork1

 por Janaina Pereira

Charles Kaufman escreveu um dos mais incríveis filmes desta década, Brilho eterno de uma mente sem lembranças. E não foi só isso. Roteirista de pérolas como Quem quer ser John Malcovich? e Adaptação, sua estréia como diretor só podia ser cercada de expectativas. Uma pena constatar que, quando tem a câmera na mão, Kaufman não é tão eficiente. Sinédoque, Nova York (EUA, 2008), em cartaz a partir de amanhã, é um daqueles filmes sem o menor sentido. E, por isso mesmo, de gosto duvidoso.

Com elenco cheio de estrelas, liderados pelo competente Philip Seymour Hoffman, o filme conta a história de Caden Cotard (Hoffman), um diretor de teatro que, a medida em que envelhece, e enlouquece, mistura o  real, o imaginário, o sonho, a representação e o devaneio. Só mesmo vendo e revendo para entender, ou melhor, não entender nada do que se passa na cabeça de Caden.

A grande peça teatral montada por ele ao longo do filme  nada mais é do que uma grande metáfora de sua vida. O personagem passa o tempo todo encenando, encenando, encenando … mas não cria nada. Ele quer encenar coisas que vivenciou até ali e também outras que está vivenciando durante a montagem da peça. Atores são escalados para interpretar pessoas com quem ele convive e, inevitavelmente, realidade e ficção se misturam. A peça/vida se transforma num círculo vicioso, num labirinto. E Caden parece não ter uma saída para aquilo tudo. Ele não sai, o espectador nã entende, e assim o filme caminha.

Confuso, sem eira nem beira, perdido em tantas historinhas que não convencem, Sinédoque, Nova York vai agradar aos que curtem ‘viajar na maionese’, ‘boiar’, ‘sair do corpo’ ou qualquer outra expressão que signifique ‘não faz sentido’, ‘não entendi’, ‘estou em transe’, e por ai vai. Para quem aprecia, como eu, o trabalho de Kaufman, foi uma grande decepção.

Sinédoque, Nova York (Synecdoche, New York, EUA, 2008)

Direção: Charlie Kaufman.

Com: Philip Seymour Hoffman, Samantha Morton, Catherine Kreener e Michelle Williams.

124 min.

Distribuidora: Imagem Filmes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: