O Equilibrista

abril 10, 2009

equilibrista_1

Por Janaina Pereira

Chegou aos cinemas paulistanos nesta sexta (9), O Equilibrista (Man on Wire), vencedor do Oscar de melhor documentário deste ano. Dirigido por James Marsh e filmado em Nova York e Paris, o filme narra a tentativa ilegal do equilibrista francês Philippe Petit de cruzar a distância entre as Torres Gêmeas (World Trade Center) numa corda bamba, no ano de 1974.

A caminhada de 45 minutos, no dia 7 de agosto de 1974, aconteceu no mesmo local que acabou sendo palco dos atentados de 11 de Setembro de 2001, o que torna a aventura do francês um marco, pois nunca mais poderá ser repetida. A centenas de metros do chão, sem rede de proteção, Petit desafiou a lei da gravidade, as autoridades locais e a própria sorte. A preparação foi totalmente clandestina, até porque era ilegal – e isso, de acordo com o registro do documentário, parecia instigar ainda mais o equilibrista.

O filme reconstitui os preparativos da ação, contando com depoimentos do próprio Petit e seus amigos que ajudaram na empreitada, como Jean-Louis Blondeau e Jean-François Heckel e a namorada Annie Alix. O documentário apresenta um misto de operação militar e criminosa, com imagens filmadas em Super 8 e fotografias realizadas pela trupe à época. Impossível não se envolver a cada cena e, mesmo sabendo que o final é feliz, dá para vibrar e torcer por Petit.

Preso após o feito, o equilibrista foi questionado pela polícia, que desejava saber o motivo que o levou a fazer aquela aparente loucura. Sua resposta? “Precisa de um motivo?” Isso deixa claro o sentimento de aventura que dominava Petit e que o filme consegue captar muito bem.

Em seu depoimento final, o francês deixa uma mensagem no melhor estilo “viver todo dia do mesmo jeito não dá”. E é este sentimento de liberdade que predomina no documentário, fazendo de O Equilibrista um filme memorável.

O Equilibrista (Man on Wire)
Elenco: Philippe Petit, Annie Allix, Jean-Louis Blondeau, David Forman, Barry GreehouseArdis Campbell, David Demato.
Direção: James Marsh
Gênero: Documentário
Duração: 102 min.
Distribuidora: Califórnia Filmes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: