Che, o argentino

abril 9, 2009

che_1

 

por Janaina Pereira

Já faz alguns anos que Steven Soderberg (Traffic) prepara a cinebiografia de um dos maiores personagens da história do século 20: Ernesto ‘Che’ Guevara. Até o jovem mais desavisado sabe minimamente quem foi Che. Se Fidel Castro foi a mente da revolução cubana, Che foi o coração. E é justamente esse homem de coração bom, que sonhava com um mundo melhor e mais justo, que Sordenberg mostra em Che, o argentino (Che, el argentino), primeira parte da biografia do revolucionário, em cartaz.

O filme aborda a vida de Che desde que ele conhece Fidel até a tomada de poder em Cuba. Muito blábláblá e muita simpatia por parte do personagem tomam conta da tela e o filme dá voltas e voltas sem nunca empolgar. Mas há um porém: Che é vivido por Benício Del Toro, um dos melhores atores de sua geração, que encarna o papel com muita propriedade. Ele é Che em carne, osso e alma.

Envolvido na produção do filme, Del Toro – que é amigo de Soderberg desde que foi dirigido por ele em Traffic – não mede esforços para ser a imagem e semelhança de Che. Sua representação é o destaque do filme, que também conta com bela atuação do mexicano Demian Bichir, como Fidel Castro. E para os brasileiros o nome de Rodrigo Santoro só tem destaque mesmo nos cartazes – apesar de fazer um personagem aparentemente forte (o irmão de Fidel e atual presidente de Cuba, Raul Castro), o ator aparece em poucas cenas.

Acho que Guevara merecia um filme melhor. Che, o argentino é para os fãs do revolucionário – pessoas que não conhecem muito sua história ficarão um tanto quanto perdidas. A segunda parte da vida do argentino que conquistou Cuba e o mundo – e se tornou, ironicamente, um dos maiores símbolos do capitalismo com sua imagem estampada em camisetas e calcinhas – está prometida para o ano que vem. Quem sabe Che, a guerrilha, seja mais emocionante e envolvente. É esperar para ver.

Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Peter Buchman
Elenco: Benicio Del Toro , Demián Bichir, Catalina Sandino Moreno, Franka Potente, Rodrigo Santoro, Benjamin Bratt
Distribuidora: Europa Filmes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: