A esquiva

março 30, 2009

a-esquiva

Por Karina Tiemi

Entre aqueles que já passaram da adolescência, quem não se recorda com um certo carinho das brigas, contradições e paixões dos tempos de colégio? Quem não se lembra dos momentos vergonhosos? Sentimentos que naquela época pareciam tão intensos, futuramente são enxergados como histeria e tolices passageiras.

Pois é esse o momento dos jovens que o diretor Abdelattif Kechiche narra em seu filme A esquiva, exibido na estreia do Cineclube Aliança Francesa.  O filme abocanhou o César de melhor diretor, disputando com obras de peso como Um Longo Domingo de Noivado, de Jean-Pierre Jeunet (O fabuloso destino de Amelie Poulain).

Kechiche mostra os conflitos amorosos que se desencadeiam em uma periferia francesa, lugar em que vivem muitos imigrantes. Um jovem islâmico de 15 anos, Krimo (Osman Elkharraz), leva um fora da namorada, mas não se abate, pois já está de olho na menina loirinha dos olhos claros, cujo temperamento nada tem de angelical.

Arrogante e cheia de si, Lydia (Sara Forestier),está se preparando para representar a protagonista em uma peça de Maurivaux – Le jeu de l’amour et du hasard – para a escola quando se vê envolvida em um triângulo amoroso. Não se pode dizer que isto a surpreendeu e, por outro lado, também não se pode afirmar que ela esperava por isso.

A dúvida de Lydia é a peça de dominó que desmorona as demais. Com muito drama temperado com comédia, ingredientes fundamentais da adolescência, uma série de conflitos envolvendo outros personagens se desenrolam a partir do dilema da garota.

Uma história cativante, em que os atores e seus personagens roubam a atenção com as decisões e atitudes inconstantes de quem realmente tem 15 anos, idade em que a razão de se viver hoje rapidamente é esquecida ou substituída por alguma outra aflição no dia seguinte.
Direção: Abdelattif Kechiche
Elenco: Com Osman Elkharraz, Sabrina Ouazani, Sara Forestier.

Gênero: Comédia Romântica
Duração: 96 min.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: