Cartas ao Presidente

março 28, 2009

cartas-ao-presidente-560-div

 

Por Janaina Pereira

Cartas ao Presidente, do tcheco Petr Lom,  abriu o festival É Tudo Verdade, na última quarta, dia 25. O diretor, que estava presente ao evento, soube mostrar com rara habilidade o que há por trás do populismo do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

Já em sua primeira cena, o documentário mostra uma multidão perseguindo o comboio onde está a câmera. Há um misto de fascinação e desespero na expressão de homens e mulheres que, com maços de papel em punho, tentam se aproximar dos veículos em movimento. A partir daí o que se vê é como o povo pode ser facilmente manipulado. Por meio de cartas, a população conta seus problemas e faz pedidos ao presidente, sendo prontamente atendida por visitas estratégicas de Ahmadinejad. 

Com Cartas ao Presidente, seu terceiro longa, Lom se tornou o primeiro estrangeiro a ter permissão para filmar as caravanas de Ahmadinejad pelo interior do país. Para convencer Teerã de que não era um espião de Washington, apresentou um plano de registrar a prática, estimulada pelo mandatário, de envio de cartas ao governo. Segundo a atual gestão, mais de 9 milhões de pessoas já escreveram para contar seus dramas e 76% das demandas foram atendidas.

Teerã gostou do projeto. Achou que Lom faria um filme de propaganda mas resultado final está bem longe do título proposto. Cartas ao Presidente mostra, sim, a enorme popularidade do presidente nas regiões mais pobres mas apresenta também os problemas que corroem hoje o país: inflação, desemprego e censura.

Em cerca de 1 hora e 30 minutos de duração, Cartas ao Presidente relata a esperança vã de gente pobre e sofrida, ao mesmo tempo em que os mais escolarizados reclamam, estarrecidos, da situação do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: